Questões de Biomedicina - Análises Clínicas para Concurso

Foram encontradas 5.945 questões

Q2493590 Biomedicina - Análises Clínicas
A respeito do Meio Stuart, analisar os itens.

I. A carência de uma fonte de nitrogênio impede consideravelmente a multiplicação de micro-organismos, e a composição nutritiva garante a sobrevivência deles.
II. Utilizado para conservação de micro-organismos patogênicos como: Haemophilus spp., Pneumococcus, Salmonella spp., Shigella spp.
III. Após a coleta, introduzir imediatamente o "swab" no meio de cultura e quebrar a ponta da haste, de modo que a parte que contém o algodão fique no meio de cultura.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q2493589 Biomedicina - Análises Clínicas
A respeito das manifestações clínicas de doenças parasitárias, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A eosinofilia no sangue periférico (15% a 50% ou mais) constitui um dos marcadores mais importantes de infestação parasitária.
( ) A hepatoesplenomegalia constitui uma manifestação comum da leishmaniose (calazar) e da infecção por trematódeos hepáticos.
( ) As manifestações comuns da malária, da leishmaniose e da tripanossomíase consistem em febre, calafrios, sudorese noturna, cansaço, mialgias e perda de peso.
Alternativas
Q2493588 Biomedicina - Análises Clínicas
As espécies de Candida são as leveduras isoladas mais comuns dos espécimes clínicos. Com base nos dados relativos a 180 hospitais americanos participantes do sistema NNIS (National Nosocomial Infections Surveillance), entre janeiro de 1980 e abril de 1990, foram isolados e notificados 27.200 fungos associados às infecções nosocomiais nos EUA. Entre esses, 19.621 (72,1%) eram espécies de Candida. Sobre os fatores que predispõem a essa frequência alta de infecções fúngicas, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Imunossupressão associada à quimioterapia e aos transplantes de células-tronco e órgãos sólidos.
( ) Internações hospitalares prolongadas.
( ) Cateterização vascular.
Alternativas
Q2493587 Biomedicina - Análises Clínicas
A criptococose é uma doença classificada como micose sistêmica, causada por fungos do gênero Cryptococcus e que, dependendo do caso, pode levar o paciente à morte. Dentre os criptococos, a espécie Cryptococcus neoformans é responsável pela maioria das infecções humanas. A respeito do diagnóstico laboratorial desta espécie, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2493586 Biomedicina - Análises Clínicas
A anemia aplásica (AA) caracteriza-se por pancitopenia no sangue periférico. Trata-se do paradigma da insuficiência da medula óssea. O diagnóstico de AA é de exclusão. Ocorre hipocelularidade variável da medula óssea devido à diminuição ou à ausência dos precursores hematopoéticos em consequência de lesão da célula-tronco pluripotente. A ausência de neoplasia mieloproliferativa ou de SMD é um pré-requisito para o diagnóstico. A respeito dos achados laboratoriais sugestivos de AA, analisar os itens.

I. Os reticulócitos estão sempre diminuídos a ausentes.
II. A contagem de plaquetas está diminuída, porém, sua gravidade varia.
III. Os níveis séricos de ferro estão normais.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: B
5: D